Atualizado a: 16 de Novembro, 2023 por Equipa comoemagrecer.pt
Quando o assunto é a perda de peso, existem várias pessoas que se perguntam qual a melhor estratégia para alcançar os melhores resultados: praticar exercício físico ou ter uma dieta saudável?
Esta acaba por ser uma batalha clássica entre os dois conceitos, mas não tem de o ser!
Estas duas noções são essenciais durante qualquer processo de perda de peso. No entanto, é importante perceber como é que cada um, irá afetar o seu organismo, pois só assim irá conseguir determinar qual a forma mais eficaz de combinar tanto a prática de exercício como seguir uma dieta saudável que, não terá de ser de todo algo extremamente rigoroso.
Determinar qual é o mais eficaz pode ser um desafio, mas nós temos a resposta para si. Ao longo deste artigo, iremos explorar a relação entre os dois conceitos e como isso pode influenciar a perda de peso de forma mais eficiente!
Como Funciona a Perda de Peso?

Antes de analisarmos os benefícios individuais da prática de exercício físico e de uma nutrição correta através duma dieta saudável, é importante perceber como funciona afinal a perda de peso no nosso corpo.
Ora, a perda de peso ocorre quando existe um maior gasto calórico em comparação com as calorias ingeridas. Ou seja, esta diferença no nosso organismo irá resultar na queima de gorduras acumuladas, uma vez que o corpo sente que não tem combustível suficiente e é obrigado a utilizar as suas reservas, levando assim à redução do nosso peso corporal.
Todavia, existem vários fatores que podem influenciar a qualidade e eficiência deste processo!
Fatores que Influenciam a Perda de Peso
Entre os principais fatores que podem afetar diretamente a perda de peso, podemos enumerar: a idade, sexo, composição corporal e taxa metabólica de cada um.
Para além destes pontos, há que ter em conta que existem outros fatores hormonais e genéticos que podem representar uma grande fatia na eficiência de emagrecimento que se pode atingir. Ao compreender todos estes fatores, será mais fácil para si perceber qual o melhor caminho a seguir para atingir o peso que idealiza.
A qualidade da alimentação também irá desempenhar um papel fundamental, já que uma dieta mais equilibrada e nutritiva poderá acelerar o seu metabolismo, promovendo uma queima de gordura mais rápida e eficiente. Para tal, não precisa de fazer uma dieta drástica e muito restritiva. Na verdade, o primeiro passo é inserir na sua dieta alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras.
Outro fator que influencia a perda de peso é a prática regular de exercícios, com o objetivo de aumentar o gasto calórico e ainda fortalecer a sua estrutura muscular e capacidade cardiovascular.
Como pode verificar, para emagrecer da forma mais eficiente possível, deverá encontrar um equilíbrio entre uma boa alimentação e uma prática de exercicios mais regular. De modo a conseguir potencializar os seus resultados, não descure a procura por acompanhamento profissional personalizado, que pode ser obtido por um personal trainer online e por nutricionistas.
Cada pessoa é única e tem necessidades e objetivos muito específicos, por isso, é importante recorrer a profissionais especialistas na área para o acompanharem ao longo de todo o processo.
A Importância de uma Dieta Saudável

Como já vimos, uma alimentação correta irá desempenhar um papel fundamental em qualquer processo de emagrecimento. Através de uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e onde existe um cuidado acrescido com as quantidades de calorias consumidas, é possível fornecer ao organismo tudo o que ele precisa para garantir um funcionamento adequado, onde não existe excesso de gorduras.
Embora o foco deste artigo seja a perda de peso, desengane-se se pensa que seguir uma dieta saudável se resume apenas a emagrecer. para além disso, através da alimentação, pode conseguir prevenir doenças, fortalecer o seu sistema imunitário, reduz o risco de diabetes e ajuda a manter níveis equilibrados de colesterol e pressão arterial.
Como a alimentação afeta a perda de peso?
A alimentação irá sempre afetar diretamente a perda de peso, uma vez que é desta forma que o organismo recebe energia para funcionar, através de calorias. Se consumir calorias em excesso em relação ao gasto calórico diário das suas atividades, irá ter tendência a ganhar peso, enquanto que se criar um défice calórico, irá originar uma perda de peso gradual.
No entanto, é sempre importante ressaltar que o seu foco deverá estar alinhado primeiramente na qualidade de alimentos ingeridos. Numa alimentação saudável não se deve recair apenas no número de calorias, mas também na escolha de alimentos muito nutritivos, idealmente produtos frescos, naturais e pouco processados. Desta forma, conseguirá garantir um consumo correto de vitaminas, minerais e fibras, que serão essenciais para o correto funcionamento do organismo.
Dieta Equilibrada: Dicas para uma alimentação equilibrada
- Procure consumir uma grande variedade de alimentos, como frutas, vegetais, grãos integrais e produtos naturais com gorduras saudáveis;
- Evite a todo o custo alimentos processados e com altos níveis de açúcar;
- Tenha um maior controlo sobre as porções das suas refeições, para evitar um consumo excessivo de calorias;
- Hidrate-se! Beba a quantidade indicada de água para o seu corpo;
- Fale com um nutricionista especializado e obtenha um plano alimentar à sua medida.
Para além destas dicas, tenha em mente que também é importante manter uma rotina alimentar equilibrada, onde existem refeições regulares ao longo do dia.
Ao passar refeições, poderá estar a criar um desiquilibrio nutricional que irá dificultar o seu progresso na perda de peso. Existem dietas à base do jejum intermitente mas é importante perceber que nestes casos, deve existir uma avaliação prévia minuciosa.
Exercício Físico: Qual o Seu Papel na Perda de Peso?

O exercício físico desempenha também um papel fundamental na perda de peso, isto porque, para além de ser um excelente aliado na queima de calorias, também traz imensos benefícios a quem pratica alguma atividade física com regularidade.
Entre as principais vantagens podemos enumerar:
- Maior aceleração do metabolismo;
- Aumento da queima de calorias, mesmo estando em repouso;
- Melhoria e fortalecimento do sistema cardiovascular;
- Ganho de massa muscular;
- Redução do stress acumulado.
Para além de todos estes benefícios, a prática de exercício físico pode efetivamente ajudar na prevenção de doenças crónicas como a diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.
Para obter os melhores resultados e emagrecer de forma mais eficiente, é importante combinar tanto exercícios aeróbicos com exercícios de força. Podemos enquadrar nos exercícios aeróbicos a caminhada, a corrida, a natação e também o ciclismo, mas existem muitos outros desportos que podem ajudá-lo a emagrecer, por serem especialmente indicados para a queima calórica.
No que toca aos exercícios de força, como a musculação e o treino livre com recurso a pesos, ajudam a aumentar o volume muscular, acelerando também o metabolismo, o que levará a uma queima de calorias mais eficiente.
No entanto, cabe-lhe a si encontrar uma atividade física que lhe traga prazer e que não veja como sendo um esforço. Desta forma, conseguirá manter mais facilmente o foco e motivação para praticar o mesmo de forma mais regular. Se no seu caso não gosta de correr, poderá experimentar outro tipo de atividades como aulas de grupo, dança ou até alguns desportos coletivos.
O exercício físico acaba por ser uma parte fundamental na perda de peso, já que oferece ainda vários benefícios ao corpo e à saúde. No entanto, será fundamental solicitar a opinião de um profissional especializado nesta área, para que o mesmo seja capaz de estruturar um plano personalizado consoante os seus gostos e necessidade. Este profissional terá a responsabilidade de orientá-lo em relação aos exercícios a realizar, ao número de repetições e à sua intensidade, tendo sempre em consideração as características individuais e cada pessoa.
Exercício Físico e Alimentação: Qual o Melhor?

Agora que conseguimos analisar cada conceito de forma mais individual, já deverá conseguir compreender que tanto a alimentação como a prática de exercício físico são fundamentais para quem procura emagrecer. Ainda assim, a questão mantêm-se: Qual dos dois é mais eficaz?
Antes de avançarmos para essa análise comparativa mais direta, é importante salientar que emagrecer por si só não é o único objetivo para quem procura alcançar um estilo de vida mais saudável. É fundamental considerar que existem, como vimos anteriormente, vários benefícios ligados à melhoria e fortalecimento da saúde como um todo.
Qual é mais eficaz para a perda de peso?
Na verdade, não há uma resposta certa e definitiva para esta questão, uma vez que a eficácia de cada conceito irá variar bastante de pessoa para pessoa. Uns irão ter melhores resultados só com foco na alimentação, outros com mais foco na prática desportiva.
O melhor mesmo é encontrar um meio-termo onde consiga inserir na sua rotina, uma combinação de dieta saudável e exercícios físicos. Desta forma, será possível começar a ver resultados graduais de forma mais sustentável.
Como combinar ambos?
Se quer seguir um plano onde pretende combinar tanto uma alimentação equilibrada como uma prática mais regular de exercício físico, é importante ter em consideração os seguintes pontos:
- Optar por confecionar refeições com base em alimentos nutritivos e que forneçam energia para a prática desportiva;
- Ajustar o consumo de calorias tendo como base os seus objetivos e necessidades pessoais;
- A combinação dos dois irá proporcionar-lhe várias vantagens para a sua saúde;
- Não descure a possibilidade de consultar um profissional da área de nutrição ou um personal trainer para o orientar;
Para além disso, lembre-se de que é fundamental incluir alguma variedade tanto na alimentação como na prática de exercícios. Isto porque dessa forma conseguirá abranger um maior número de alimentos e nutrientes e também irá ter maior facilidade em trabalhar diferentes grupos musculares.
Outro aspecto relevante a ter em conta é a hidratação. Independentemente da alimentação e/ou exercício físico, deve garantir que ingere a quantidade ideal de água para o seu peso. Beber água regularmente é fundamental para obter um bom desempenho e ajudar na recuperação do corpo.
No fim… o Equilíbrio é a Chave!
Se o seu foco for maioritariamente a perda de peso, lembre-se que não existem fórmulas, dietas e exercícios milagrosos para alcançar bons resutados de um dia para o outro.
A combinação correta de uma alimentação saudável e exercício físico são a chave para conseguir atingir resultados mais eficazes e sustentáveis, por muito mais tempo.
Dicas finais para manter um estilo de vida saudável
- Encontre atividades físicas onde se sinta mais motivado e que que sejam adequadas à sua condição física;
- Construa um plano de alimentação semanal de modo a garantir opções mais saudáveis e porções apropriadas;
- Após qualquer prática desportiva, descanse de forma adequadamente para evitar lesões;
- Comemore as suas conquistas com prazeres que não sejam alimentares, para evitar cair em tentações que prejudiquem o seu progresso;
- Procure apoio entre familiares e amigos para não se sentir sozinho e desmotivado nesta jornada.
No fim do dia, o segredo para conseguir emagrecer de forma natural e saudável encontra-se no equilibrio que poderá ser atingido facilmente com a alteração de alguns hábitos. Cada pessoa é única e, por isso, é essencial procurar a opinião de alguém mais qualificado para perceber o que pode ou não funcionar melhor para si.
Caso tenha alguma dúvida adicional, sinta-se à vontade para entrar em contacto com a nossa equipa!